01
Abr
09

Monstro Sagrado: Michel Qissi

tong-po1

E o mostro sagrado deste mês é Michel Qissi mais conhecido como o némesis de JCVD em Kickboxer, Tong Po. Actor de dupla nacionalidade (marroquina e belga), com 189 cm de altura, nascido em 12 de Setembro 1967 em Oujda, pouco tempo depois muda-se com a sua família para a Bélgica. Aos sete anos já treinava boxe. É então que conhece e cria amizade com Jean Claude Van Varenberg (troquem o Varenberg por Damme e já sabem de quem falamos), com nove anos. Embora desconhecido na Europa, Michel é um actor que participou em todos os filmes que foram êxitos do Mr. Músculos de Bruxelas e em quase todos os grandes êxitos de filmes de artes marciais das ultimas duas décadas e trabalhou ao lado dos melhores artistas do género.

Nos filmes de Van Damme, fez sempre papéis secundários, como em Bloodsport e em Lionheart (a.k.a. A.W.O.L. – Absent With Out Leave). O seu salto para a fama deu-se com Kickboxer, onde interpreta o seu alter-ego Tong Po, uma figura tão odiada como o Darth Vader. Tudo isto se deveu, a que em 1982, Van Damme e Michel Qissi foram para Hollywood tentar a sua sorte nos filmes de acção. A sorte sorri-lhes em 1986. Após uma entrevista com Menahem Golan da Cannon Pictures conseguem o triplo contracto. Mas em Cyborg, Qissi não faz a sua aparição no grande ecrã, ficando relegado só para personal trainer de Van Damme. Após isto, fez mais uma sequela de Kickboxer, onde sem dúvida ele era sempre a estrela como Tong Po. Participou em mais alguns filmes do género, embora se tenha dedicado a ser encenador de cenas de luta e ultimamente tem-nos presenteado com alguns filmes do género como realizador, tais como Terminator Woman e Extreme Force.

Fundou também a WCCF (World Cinema Combat Federation) com o grão-mestre Beom Jhoo Lee para ensinar as pessoas como devem fazer as cenas de combate nos filmes. A WCCF faz a instrução de mestres que ensinam combate de cinema a artistas de artes marciais que estejam interessados em serem estrelas de filmes de acção. Durante este mês iremos expor algumas das suas obras aqui a nú. Nós aqui na redacção temos um poster autografado por ele e ele é nosso amigo pessoal (quando vem a Portugal, vêm sempre beber uma jola e papar uns tremoços com a malta, e gosta de ir ao Estádio da Luz de tal maneira que já tirou fotos com os jogadores todos, depois de ter ameaçado que se não lhe deixassem tirar as fotos, punha-se a joelhada aos pilares do estádio). Um abraço para ti, Michel, és o maior.

Reblog this post [with Zemanta]
Anúncios

0 Responses to “Monstro Sagrado: Michel Qissi”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


Abril 2009
S T Q Q S S D
« Mar   Maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Useful Links


%d bloggers like this: